8 S Rie Alongamento Flexibilidade Alimenta O Saud Vel Recomenda Es

601 palavras 3 páginas
EMEF Antônio Ronna - Educação Física - Professor Cristian César Leal da Silva 8ª série

Alongamento e Aquecimento

O alongamento e o aquecimento são muito importantes para a melhora na qualidade da prática de atividades físicas. Contudo, diferente do que o senso comum às vezes aponta alongamento e aquecimento não são sinônimos.
Antes de começar uma atividade física, seja na prática de esportes, treinamento ou jogos no período de lazer, o ideal é realizar um aquecimento, iniciando com exercícios de baixa intensidade, envolvendo todas as partes do corpo e enfatizando a musculatura que será envolvida na prática seguinte com maior intensidade. O objetivo deste momento é preparar o corpo para realização da atividade e prevenir lesões. Os objetivos fisiológicos são: aumentar a temperatura corporal geral e da musculatura, além de preparar o sistema cardiovascular e pulmonar. Nos dias frios nossos músculos demoram mais tempo para atingir a temperatura ideal e o aquecimento é fundamental para prevenir lesões.
O aquecimento pode ser feito de variadas formas, como brincadeiras, jogos recreativos, caminhadas ou trotes leves, movimentos amplos envolvendo membros superiores e inferiores. Se a atividade principal envolver uma musculatura específica, como no caso da musculação, podem ser realizados exercícios com cargas leves para cada grupo muscular que será trabalhado.
Já o alongamento é mais útil ao organismo ao final do exercício, como uma atividade de volta à calma e de relaxamento. O estiramento muscular (alongamento), quando realizado além do limite habitual (sem dor), proporciona também ganhos de flexibilidade. Com esse propósito, ele deve ser realizado como uma atividade específica e não antes ou depois de outro exercício, sendo que o objetivo é chegar até a maior amplitude possível do movimento. A flexibilidade promove o aumento da elasticidade da fibra muscular. Quanto mais alongado o músculo, maior a mobilidade da articulação e assim maior será a amplitude de

Relacionados