8 TERMOACUMULA O

4151 palavras 17 páginas
Aluno: Ithalo Felipe de Souza.
Prof.°: EARLYSON MOREIRA; KYLVIO FERRAZ.
Disciplina: Manutenção de Sistemas Térmicos Industrial

TERMOACUMULAÇÃO
O conhecimento e a utilização de sistemas de termoacumulação de água gelada são relativamente antigos no setor de condicionamento de ar, no entanto a sua importância e utilização ampla, só aconteceram a partir do aumento do custo da energia e da necessidade de racionalização de seu uso.
Desde a década de 30 que instalações de termoacumulação de frio já eram empregadas em instalações com cargas térmicas elevadas e de curta duração (tais como auditórios, igrejas, fábricas de lacticínios, etc.).
A razão de se usar estes sistemas de acumulação está no menor custo inicial do sistema de refrigeração. Por exemplo, uma igreja que necessita de uma instalação de 50 TR, por um período de 5 horas, uma vez por semana. Este sistema irá produzir o equivalente a 250 TR horas de frio, assim sendo, uma instalação de 5 TR de capacidade que opere e acumule frio por
50 horas irá fornecer a mesma capacidade de 250 TR horas e o custo do sistema de refrigeração foi substancialmente reduzido, mesmo quando o custo do sistema de acumulação for incluído.
Este conceito é beneficiando quanto maior for o tempo disponível para fabricar frio em relação ao tempo de sua utilização. Nestas circunstâncias a redução do custo do sistema de refrigeração será maior do que o custo do sistema de acumulação.
A termoacumulação esteve no passado, sempre associada a este perfil de usuário, ou seja, cargas térmicas de elevada intensidade e curta duração e grande tempo de ociosidade dos equipamentos. O perfil do usuário de termoacumulação só veio mudar a partir da decada de 70, quando o custo dos insumos básicos para produção de energia elétrica se tornaram expressivos e principalmente os recursos financeiros para expansão da capacidade de geração de energia se tornaram escassos.
Neste quadro, as empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica alteraram

Relacionados