8 Jeitos de Mudar o mundo

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Acabar com a fome e a miséria
Você sabia que no Brasil há alimentos suficientes para alimentar toda a população? Apesar disso, no nosso país, 29% das pessoas estão abaixo da linha da pobreza e apresentam deficiência alimentar.
Neste momento, milhares de pessoas estão passando fome no Brasil e no mundo. A fome é conseqüência da pobreza e também sua causadora. Para romper esse círculovicioso, é fundamental unir toda a sociedade. Só dessa forma será possível garantir a condição básica de direito à vida: viver sem fome.
Por meio de programas nacionais, diminuir o índice de pessoas em extrema pobreza e combater a fome mundial. No Brasil, iniciativas do Governo Federal visam tirar 16 milhões de pessoas da miséria. Até agora, os programas Brasil sem Miséria e o Brasil Carinhoso jáconseguiram retirar a maioria dos brasileiros da extrema pobreza. A meta até 2015 é tirar a fome de todas as famílias brasileiras. Esse objetivo tem sido perseguido à risca pelos 191 países do mundo que assumiram os compromissos do milênio. No Brasil, os resultados têm sido positivos. Em Santa Catarina, a proporção de pessoas com renda per capita de até R$ 140,00/mês passou de 13,11%, em 2000, para4,35% em 2010. Houve, assim, 66,8% de redução – Meta Alcançada! Entretanto, não é um motivo a se comemorar, pois ainda existem pessoas (mesmo que menos) vivendo em condições de miséria e passando fome. Ideal mesmo seria erradicar esse problema do mundo, não é mesmo? Juntos, podemos alcançar esse objetivo.



2. Educação básica de qualidade para todos
Não há o que discutir: todos têm direito àeducação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclo básico.
O Brasil é o sétimo país do mundo em número de analfabetos, sendo que 18 milhões destes nunca passaram pela escola.
O segundo objetivo do milênio pretende atingir o ensino básico fundamental. Isso significa que, até 2015, 100% das crianças possam concluir o ensinofundamental. Você deve estar se perguntando se isso já não acontece, entretanto, os números são surpreendentes. No ano de 1991, em Santa Catarina, apenas 31,29% das crianças concluíam o ensino fundamental. Sim, 31,29%. Esse número melhorou, aumentando o índice para 66,76% no ano de 2010. Essa meta, infelizmente, ainda não foi alcançada, pois o objetivo é conseguir atingir os 100%. Além deste indicador, oobjetivo do milênio acompanha a taxa de freqüência no ensino fundamental e médio. A taxa de freqüência do ensino fundamental não teve tanta alteração entre 1991 e 2010, sendo taxa média de 84% de freqüência. A diferença podemos perceber na freqüência dos alunos no ensino médio, que em 1991 era apenas de 22,07% melhorando para 52,67% em 2010. Os números surpreendem por alguns motivos: ainda estãomuito abaixo do que deveriam estar e os indicadores medem apenas fatores quantitativos. A qualidade na educação não é medida pelo objetivos do milênio, e sabemos que, se os indicadores quantitativos já são ruins, imaginem se incluíssem fatores qualitativos nesses números. Sim, o segundo objetivo do milênio apresenta extrema necessidade de ser trabalhado, melhorado e finalmente alcançado. Vamosjuntos mudar esse triste cenário da educação?




3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
No Brasil, as mulheres chegam a ganhar até 40% menos que os homens para exercer o mesmo trabalho.
A história do mundo nos mostra que durante muito tempo os homens e as mulheres não tinham os mesmos direitos e deveres. Em alguns países isso ainda acontece. Em outros, as mulheres conquistaramdireitos que antes lhes eram negados.
O terceiro objetivo do milênio está relacionado às desigualdades sofridas pelas mulheres e busca promover a igualdade entre sexos e a autonomia da mulher. Até parece mentira nos tempos atuais, mas as mulheres ainda são desvalorizadas e diferenciadas em relação aos homens em diversos aspectos: ganham salários menores para as mesmas funções, perdem oportunidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 8 Jeitos de mudar o mundo
  • 8 maneiras de mudar o mundo
  • Atividade de Autodesenvolvimento Brasil e os Oito Jeitos de Mudar o Mundo
  • 8 Motivos para mudar o mundo ead
  • Mudar o mundo
  • mudar o mundo
  • Mudar a si mesmo>mudar o outro>mudar o mundo
  • Ações sustentáveis para mudar o mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!