7º Guia de Laboratório de EEL215

3713 palavras 15 páginas
UNIFEI

Universidade Federal de Itajubá

7º Guia de Laboratório de EEL215

Elementos Básicos de Proteção e Comando de Circuitos Elétricos

Leandro Zanuni Garcia – 16969

Itajubá
2011
Introdução
Em sistemas práticos de circuitos elétricos de unidades geradoras, linhas de transmissão, subestações, quadros de distribuição de energia elétrica (industriais ou residenciais), painéis de comando de processos de automação e controle, etc., são empregados elementos de proteção e comando. Neste guia de laboratório serão mostrados e utilizados alguns dispositivos típicos de proteção e comando em baixa tensão (cujos níveis podem variar de 12/24 [VCC] até 127/220/380/440/660 [VAC] conforme a aplicação em questão), que são freqüentemente empregados em sistemas industriais, comerciais, prediais e residenciais. Incluindo aplicações em sistemas de automação e controle, onde mesmo com uso atual de computadores industriais, controladores lógicos programáveis, etc., estes elementos de proteção e comando são utilizados com finalidades diversas como proteção, energização, atuação, seleção, e outras.

Revisão de Conceitos

Neste item serão revisados os dispositivos mais utilizados em sistemas de comando e proteção. Para a finalidade de proteção de sistemas elétricos são utilizados os fusíveis, disjuntores, relés térmicos, relés diferenciais residuais (DR), etc. Os fusíveis são empregados para proteção contra curtos-circuitos que possam ocorrer em circuitos elétricos ou eletrônicos em geral, em sistemas e equipamentos específicos como quadros de distribuição de energia elétrica, painéis de comando, transformadores, motores (em CC ou CA), etc. A Figura 1 ilustra a estrutura de um tipo de fusível conhecido como Diazed. Outro tipo usual é o NH.

Figura 1 – Estrutura típica de um fusível tipo Diazed.
Os fusíveis interrompem correntes de curto-circuito através da fusão do seu elo fusível, que é construído de um material

Relacionados