7ª MOSTRA DE ESCOLAS PROFISSIONAIS-MEP- IMPORTANCIA DO ÓLEO DE ABACATE

371 palavras 2 páginas
RESUMO O abacate é um dos frutos tropicais mais valiosos existentes no planeta. Atualmente, é cultivado em quase todas as regiões tropicais e subtropicais, principalmente no México, Brasil e América Central.
E pela grande disponibilidade desse fruto, o presente trabalho vem trazer a importância de inserir o óleo extraído a partir do abacate na alimentação, pois é um fruto que possui substancias bioativas que previnem e controlam os níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue evitando e controlando doenças como o câncer, HIV e infecções. O óleo de abacate já é aplicado principalmente pela industria farmacêutica e cosmética, mas não em sua forma original. A época de colheita no Brasil se estende, praticamente, durante o ano todo, em vista do elevado número de variedades e cultivares que são plantados, com diferentes épocas de safra, o que permite a obtenção de frutos todos os meses.
O abacate esta em expansão de consumo pela qualidade de suas propriedades organolépticas, suas proteínas e vitaminas lipossolúveis em proporções superiores as demais frutas, seu valor nutritivo e sua elevada quantidade de matér ia graxa constituída de ácidos graxos insaturados e como principais os oléicos (40-70%) e palmítico (15-35%).
O óleo de abacate possui um teor de matér ia insaponificável (substancias comuns presentes nos óleos de origem vegetal e animal, insolúveis em água) relativamente alto
(1-6%) comparando com outras oleaginosas.
A metodologia do trabalho consiste em consultas bibliográf ica, livros periódicos e pesquisas experimentais das extrações baseadas em solventes e produtos químicos encontrando que o abacate possui um perfil de ácidos graxos e esteróis muito semelhante ao perfil do azeite de oliva, podendo desta forma, substituir o óleo de soja e ser

Relacionados