7yujf jmcd1

850 palavras 4 páginas
Enquanto Charles Babbage apresentava seus inventos e estudos chamando a atenção dos cientistas ingleses que passaram a reconhecer sua genialidade, Robert Owen, um dos grandes empresários da indústria têxtil se tornava uma das maiores referência para quem deseja explorar o tema e ampliar seus conhecimentos sobre Responsabilidade Social.

Para este industrial que viveu entre 1771 e 1858, a iniciativa privada tem um papel fundamental a desempenhar no processo de melhoria das condições de vida das pessoas, de superação da desigualdade social e econômica.

Socialista ao extremo, no limiar do século XIX, mais precisamente em 1797, Owen visitou pela primeira vez New Lanark, quando disse: “De todos os lugares que vi, preferi esse para experimentar uma idéia que tenho há muito tempo.”

New Lanark era a maior fábrica de fiação de algodão do Reino Unido, nessa época.

Owen, então, assumiu a presidência e encontrou uma sociedade deplorável.

Prevalecia o vício e a imoralidade em proporções inimagináveis.

Era um grande desafio, para esse homem idealista, que acreditava piamente na maleabilidade do caráter do homem e no poder da sociedade para moldar esse caráter.

Afirmava: “O caráter do homem é feito para e não por ele.”

O reflexo dessa situação estava nas condições de trabalho e de vida de grande parte dos trabalhadores.

Homens, mulheres e crianças, muitas com não mais que cinco e seis anos trabalhavam até 14 horas por dia, seis dias por semana, ganhando salários miseráveis e vivendo em condições quase subumanas.

Sem nenhuma atenção para a higiene, a proliferação de inúmeras doenças eram favorecidas.

Para o socialista Owen, essa era uma situação que não poderia continuar. Considerava que os administradores deveriam assumir o papel de reformadores.

Para dar o exemplo construiu, em Lanark, casas melhores para seus empregados, manteve as ruas limpas, construiu uma escola e ainda montou, em sua empresa, um armazém onde as mercadorias

Relacionados