7uet869

462 palavras 2 páginas
Pesquisar é o ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Na Educação, a pesquisa deve ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” a respeito de um determinado assunto, relacionando as informações obtidas ao conhecimento de mundo. Dois fatores são essenciais para que isso ocorra: o aluno deve ser sujeito da educação e o professor, o mediador desse processo.
Alguns imaginam que esse desafio começa apenas na fase acadêmica, quando o estudante é levado a produzir textos próprios, sobretudo uma monografia ou tese. No entanto, essa prática deveria começar desde cedo. Grande parte da defasagem do ensino se dá pelo fato de que os alunos são forçados a repetir o que está nos livros, sem muitas vezes encontrar significado para isso. Consequentemente, outro fator que traz grandes dificuldades no momento de redigir textos acadêmicos é falta do hábito da escrita. Escrever é um hábito que vai sendo aprimorado no seu exercício contínuo no Ensino Fundamental; existem coisas que, quando são aprendidas desde cedo, fazem enorme diferença por não deixar lacunas na formação do indivíduo.
Navegação, a utilização da internet como ferramenta de busca e consulta para trabalhos escolares e até mesmo para projetos de aprendizagem é algo cada vez mais comum na vida dos estudantes. Estas ferramentas podem colaborar na educação, desde que não sejam usados a esmos e sem orientação do professor. Sua utilização pode abrir novas possibilidades para alunos e professores, esperando as barreiras físicas e o acesso limitado aos recursos de informação existentes e literalmente colocando o mundo accessível a ponta dos dedos.
Comunicação, hoje em dia são poucas as pessoas que ainda se comunicam através de cartas. A comunicação com qualquer parte do mundo está muito mais rápida com a utilização de correio eletrônico (e-mail) e ferramentas como os comunicadores de mensagens instantâneas (MNS, google,

Relacionados