7992890001054

1496 palavras 6 páginas
1- Atenas
Atenas Aristocrática:
No início Atenas tinha como sistema de governo, a monarquia. Aonde os chefes tribais elegiam entre si, um rei militar, que acumulava as funções de sacerdote, juiz e chefe militar, tendo toda a responsabilidade das decisões tomadas.
Com o tempo esse sistema de governo foi substituído por uma aristocracia, formada por “magistrados eleitos pela nobreza de sangue entre seus próprios membros”. Isso significa que o Conselho (areópago), que antes era consultivo do rei, assumiu as suas atribuições exercendo um governo, ao mesmo tempo, dos poucos (oligarquia) e dos melhores (aristocracia). A partir disso, dentro do areópago, são eleitos três arcontes, cada um com suas funções definidas sendo: um para política, um para religião e outro para o militarismo.

Implantação da democracia:
A implantação da democracia em Atenas foi um processo longo, onde as medidas adotadas nos governos de Clístenes e Péricles foram decisivas. Clístenes no seu governo realizou uma reforma política que gerou a igualdade de participação, independente da origem social ou das condições financeiras de cada um. Já no governo de Péricles, as medidas procuraram ampliar ainda mais a participação política de cidadão. Aquele que atuava na administração da cidade, por exemplo, passou a ser remunerado. Podemos dizer que a democracia em Atenas foi um sistema no qual todos os cidadãos participavam na criação das leis por meio de uma Assembléia (Eclésia). Obs.: Mulheres, crianças, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos, com isso eles não tinham direito de tomar decisões políticas.
O século de Péricles:
No século V. a.C., Atenas

Relacionados