798 Matriz Atividade Equipe Tarefa Ind 3 Adm Meio Amb14

1422 palavras 6 páginas
Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 3

Módulo: 1
Atividade: tarefa individual 3
Título: Relação meio ambiente x economia
Aluno:
Disciplina: Administração de Meio Ambiente
Turma: SPJ
Introdução

Com a Revolução Industrial o mundo cresceu em um ritmo acelerado e constate. Junto com esse crescimento veio o consumo exagerado e a concorrência acirrada, aumentando o numero de fabricas, comércios e mãos de obras informais. O meio ambiente por sua vez sofreu com a urbanização e a falta de planejamento. Hoje podemos observar como reflexo de toda essa evolução, um planeta degradado, onde poluição, escassez de agua, buraco na camada de ozônio, entre outras coisas, afetam o meio ambiente e consequentemente o modo como vivemos. Observando um futuro debilitado muitas indústrias e comércios já estão tendo um novo pensamento sobre economia e como ela pode ajudar na melhoria de um planeta mais saudável.
Vamos através desta tarefa, analisar a relação entre a economia e o meio ambiente e como essa união pode ser benéfica para o planeta.

A relação meio ambiente versus economia – relação prejudicial ou possível de conciliação?

O modelo econômico que temos hoje se tornou incapaz de conciliar as necessidades e exigências do mundo consumista, com a conservação do meio ambiente. Com foco somente no lucro, a economia expandiu em proporções gigantescas, desequilibrando o sistema ecológico de todo planeta. Segundo o relatório avaliado pelo Planeta Vivo em 2009, elaborado pela WWF (ONG de reconhecimento mundial) estimava-se na época que três quartos da população mundial consumiam mais do que conseguia repor na natureza.
Observando um numero cada vez maior desse desequilíbrio ecológico, surgiu uma nova visão de economia sustentável, com novos valores em relação aos cuidados com o planeta, onde o foco vai além da concorrência e do lucro financeiro.

Esta nova visão provocou também um novo pensamento por parte dos governos, dos acadêmicos e estudiosos e da sociedade em

Relacionados