793002158963

545 palavras 3 páginas
geografia da saúde é um dos setores que compõem a área da geografia humana. Esta área da tem merecido mais atenção a cada ano por parte de pesquisadores em geografia e pelo conjunto de profissionais que atuam no planejamento de ações na área da saúde. Isto ocorre por questões criadas tais como pela regionalização da saúde pública, aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterização de determinantes sociais e ambientais em epidemiologia, entre outras. Uma rápida pesquisa em sites de procura lhe oferecerá um bom panorama da área.

. A pessoa que se forma em Geografia é chamada de Geógrafo, durante o curso é possível se graduar em licenciatura e bacharelado ao mesmo tempo, ou somente em um dos dois.

O profissional licenciado atua na docência e em todos os níveis do ensino (fundamental, médio e superior). O Geógrafo bacharel desenvolve atividades no seguimento de pesquisa e suporte técnico direcionados a diversos tipos de temas, em áreas urbanas, rurais, florestais entre outros.

Os principais ramos de atuEste trabalho propõe-se a analisar a configuração territorial do mercado do trabalho no Brasil a partir da distribuição das estruturas ocupacionais de seus municípios. A idéia principal é que a estrutura ocupacional, uma conjugação entre a forma de inserção no mercado de trabalho (classe ocupacional) e a faixa de rednimento dotrabalho principal (estrato econômico), cumpre um importante papel na análise do estágio de desenvolvimento socioeconômico dos municípios e das extremas desigualdades do território brasileiro. A ocupação do indivíduo no mercado de trabalho define sua classe ocupacional, cuja identificação é dada em função do poder político, prestígio social e possibilidade de geração de renda de sua ocupação. Considerando as extremas diferenças distributivas no Brasil, mesmo entre integrantes de classes ocupacionais relativamente homogêneas, define-se ainda um segundo critério de classificação, o estrato econômico, a partir de faixas de

Relacionados