78900989

3607 palavras 15 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2 – Mercado Monetário
Atividade: Individual
Título: Impactos da crise sobre o mercado de crédito
Aluno: Marcio José Segundo (SegundoJose)
Disciplina: Mercado Financeiro
Turma: GRMGEAD_T0001_0213
Introdução

Tendo em vista o papel do sistema bancário para o desenvolvimento econômico de qualquer mercado e considerando que a credibilidade é uma das chaves para o sucesso de uma instituição financeira, um sistema de controle ineficaz pode ocasionar perdas não só à própria instituição como também à sociedade. Evidenciando tal importância, o processo de controle interno é significativo para garantir a manutenção e o controle, levando em consideração também o ambiente bancário e seus respectivos riscos.
Sob esse contexto, podemos identificar que a crise de 2008 gerou impactos significativos no Sistema Bancário. Essa crise financeira que se formou nos Estados Unidos é considerada pelos analistas e entidades governamentais de diversos países como uma crise global, percepção confirmada pelos reflexos observados no mundo globalizado em que vivemos.
Apesar de ser apresentada como crise financeira, representa mais do que isso. Não há crise financeira que não seja também consequência ou causa de uma crise política.
Como consequência direta, a quebra de confiança nas relações internacionais pela via econômica, talvez seja um grande motivo de preocupação mundial. No mundo globalizado são de igual forma globalizadas as relações econômicas, políticas e sociais.
Uma questão importante a ser abordada é a própria competência da atividade econômica, uma vez que na era da informação e das facilidades tecnológicas, especialistas não tenha sido tão assertivos em suas análises.
Com base nessa abordagem, um enfoque no SCR – Sistema de Crédito e Risco se faz importante nesse contexto, permitindo que tais análises sejam assertivas e reforçando os mecanismos de gestão, monitoramento e supervisão bancária. Sendo um ganho representativo na

Relacionados