78844640396

4602 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD

Município: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Turma: Pedagogia
Pólo: Natal
Tutor(a): Tatiane Lima de Araujo
Professor(a): Katia Gonçalves dos Santos
Semestre/Ano: 2010/2

BULLYING : VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS1

Francisca Francineide Felix
Renata Mendonça Madruga de Souza Telles

RESUMO

Este artigo aborda o tema envolvendo a violência escolar, em uma forma peculiar conhecida como bullying. Ele introduz este conceito, caracterizando os agentes envolvidos neste triste fenômeno social. O artigo sugere algumas ações para combater está violenta prática, acreditando na capacidade do ser humano em superar as adversidades da vida.

Palavras-chave: Violência. Escola. Bullying. Resiliência.

INTRODUÇÃO

A finalidade deste artigo é apresentar uma forma peculiar de violência presente nas escolas que é conhecida como Bullying. O objetivo é conhecer este fenômeno social e pesquisar

Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso. a existência de caminhos que auxiliem pais, professores e aluno a lidar e combater esta forma de violência
A necessidade deste tema surgiu diante da dificuldade de professores e pais identificar esta agressão, muitas vezes silenciosa, e ajudar as vítimas a superar as seqüelas dos maus tratos sofridos pelos agressores, introduzindo neste artigo o conceito de resiliência.
Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, estudo de artigos e pesquisa de campo realizada na escola particular Núcleo de Ensino Integral e em uma escola da rede pública, mediante entrevistas, com professores, diretores, estudantes que sofreram ou presenciaram o Bullying. O artigo evita mencionar nomes das vítimas e agressores para proteger a identidades das pessoas envolvidas.

ORIGEM

Relacionados