785574

397 palavras 2 páginas
Capitalismo Informacional

Blumenau,março/2013
Capitalismo Informacional
É a atual fase que estamos vivendo. Com as características predominantes das outras, porém, com a visão acima de tudo e todos, na importância ao conhecimento. Ou seja, continua industrial e financeiro, porém o valor maior é o da informação.
O capitalismo informacional se baseia nas mudanças provocadas pelas novas tecnologias de informação.
Nuclearmente, o Capitalismo informacional se baseia nas mudanças provocadas pelas novas tecnologias de informação.Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 1970, quando, gradativamente, disseminam-se empresas, instituições e diversas tecnologias responsáveis pelo crescente aumento da produtividade econômica e pela aceleração dos fluxos de capitais, de mercadorias, de informações – robôs, computadores, satélites, aviões a jato, cabos de fibras ópticas, telefones digitais, Internet etc. – e de pessoas.
Mas a característica fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, do capital humano, isto é, o conhecimento e as habilidades que as pessoas acumulam por meio de educação, treinamento e experiência profissional.
Além disso,os avanços tecnológicos permitiram que os fluxos financeiros ocorrecem sem a necessidade física do dinheiro,possibilitando um enorme crescimento do setor financeiro globalizado.

Características principais :
· A característica fundamental desta fase é a crescente importância do conhecimento, da informação organizada e da qualificação de mão-de-obra. Os produtos e serviços exigem cada vez mais conhecimentos a eles agregados, tanto na fase de produção, quanto na fase de consumo. A indústria, o comércio e o mercado consumidor exigem produtos de

Relacionados