78545357980987

377 palavras 2 páginas
Florestas plantadas
No brasil, 100% da produção de celulose e papel tem como origem florestas plantadas de pinus e eucalipto. O pinus dá origem à celulose de fibra longa, muito resistente e ideal para a fabricação de papéis para embalagens, papelcartão, papéis de imprensa e especiais, entre outros tipos. Do eucalipto originam-se as fibras curtas, de menor resistência, alta maciez e boa absorção, ideais para a produção de papéis como os de imprimir e escrever, de fins sanitários (papel higiênico, toalhas de papel, guardanapos), papelcartão e papéis especiais, entre outros itens.
O manejo florestal sustentável, apoiado pelo desenvolvimento tecnológico e genético, é um dos pilares da competitividade global do setor nacional e garante ao brasil posi- ção de destaque entre os principais produtores mundiais de celulose e papel.
No país, as florestas plantadas desse setor apresentam excelentes níveis de produtividade – maior rendimento de celulose por metro cúbico de madeira por hectare a cada ano (m³/ha/ano) –, quando comparadas às de outros países. Nos plantios realizados em 2011, a produtividade média das florestas de eucalipto foi de 44 m³/ha/ano, enquanto a das florestas de pinus, de 38 m³/ha/ano.
Tecnologia
as florestas plantadas são vistas, cada vez mais, como fonte inesgotável de pesquisa para temas ligados ao futuro da humanidade. O uso múltiplo das florestas nos próximos anos levará o setor a uma nova realidade, na qual a base florestal será fundamental para atender demandas relacionadas ao crescimento populacional mundial. Um bom indicador nesse sentido é o fato de que as árvores já são fontes de mais de cinco mil produtos do nosso dia a dia, como móveis, ferramentas, produtos médicos, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros itens, sem contar sua aplicação na produção de biocombustíveis, o que torna a base florestal uma alternativa verde ao petróleo.
O uso múltiplo das florestas é uma das aplicações da nanotecnologia,

Relacionados