784637829-98

335 palavras 2 páginas
Mapas políticos
Os mapas políticos proporcionam uma percepção clara e visual de todas as divisões e subdivisões políticas do mundo atual. Um mapa político mundial mostra os principais países de todo o mundo e as suas capitais. O conhecimento sobre as divisões políticas, que podem ser compiladas através desses mapas, permite uma melhor compreensão do mundo e dos continentes.
Características do mapa político
Os mapas políticos, os mapas mundi políticos em particular, têm a representação detalhada dos sete oceanos e os sete continentes marcados com coordenadas de latitude e longitude. As complexas rotas aéreas ao redor do mundo também estão presentes a fim de compreender facilmente o transporte aéreo mundial. A escala de distância também está presente de modo que você possa medir a distância real entre os itens no mapa. Os mapas de continentes específicos mostram as fronteiras políticas e, dependendo do continente, os nomes e as capitais dos países, as fronteiras dos estados ou os países vizinhos.
Mapas físicos
Os mapas físicos são mais utilizados para descrever as características físicas, visíveis e significativas da superfície da terra, tais como acidentes geográficos diversos, como planícies, montanhas e desertos, até corpos de água, como rios, lagos e oceanos. Assim como nos mapas políticos, as linhas de longitude e latitude, as fronteiras dos países e das grandes cidades podem ser representados, mas não necessariamente.
Características do mapa físico
Diferentes cores, linhas, tintas, sombreamentos e elevações pontuais são usados em mapas físicos para que você possa facilmente diferenciar as formações e as elevações da superfície da Terra. Uma legenda de elevação no mapa lhe diz, por exemplo, que uma área verde representa uma terra que está no nível do mar e uma área em laranja tem uma altitude acima de 3.000 metros. A cor azul ajuda a identificar as grandes porções de água. Esses mapas têm também uma escala de distância.

Relacionados