7678889

383 palavras 2 páginas
O filme “O Óleo de Lorenzo” conta um fato verídico, sobre Lorenzo Odone, que aos oito anos começou a demonstrar os sintomas de uma rara e incurável doença genética a adrenoleucodistrofia (ADL). Esta doença pode manifestar-se em tres fases da vida. A seguir:

1) NEONATAL - Manifesta-se nos primeiros meses de vida, e pode afetar tanto meninos quanto meninas. O período de sobrevida é de 5 anos e os sintomas são retardo Mental, disfunção adrenal, deterioração neurológica, degeneração retinal, convulsões, hipertrofia do fígado, anomalias faciais e músculos fracos.

2) INFANTIL (Clássica): Manifesta-se no período de 4 a 10 anos de idade, o período de sobrevida é por volta de 10 anos e os sintomas principais são problemas de percepção, disfunção adrenal, perda da memória, da visão, da audição, da fala, deficiência de movimentos de marcha, demência grave.

3) ADULTA: Forma mais leve que a clássica. Manifesta-se no início da adolescência ou no início da idade adulta. Período de sobrevida é de até décadas. Os sintomas principais são: dificuldade de deambulação; disfunção adrenal; impotência; incontinência urinária; deterioração neurológica.

4) EM MULHERES: Embora a doença se manifeste principalmente em homens, mulheres portadoras também podem desenvolver uma forma leve da ALD, apresentando sintomas como ataxia, fraqueza ou paralisia dos membros inferiores.

PESQUISA: Com a confirmação do terrivel diagnóstico, os pais do menino foram atras de informações sobre a doença, em livros e raras publicações médicas. Descobriram que a mistura desses óleos era tóxica para ratos, mas inofensiva aos humanos. Descobriram, também que a ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos SATURADOS de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de

Relacionados