765678990888888

637 palavras 3 páginas
Considerando a data de sua elaboração o texto refere-se á década de 40 do século XX, época em que , intensificando-se a democratização da educação , a escola passou a receber um número de alunos muito mais numerosos e heterogêneo.

Á época , e até os anos 80 do século XX , quando a organização por ciclos começou a ser introduzida no Brasil a 1 série correspondia á série de alfabetização - só o aluno considerado ¨alfabetização ¨era promovido á 2 série .

Pode-se dizer que neste inicio do século XXI , o problema permanece: a diferença é apenas que, hoje,os alunos não rompem a barreira do 1 ciclo, que substitui a 1 série como etapa de alfabetização ou, caso de sistemas que optaram pela progressão continuada, passam ao ciclo seguinte ainda não alfabetizados.

Essa articulação e conciliação de resultados vêm acontecendo a partir da última década do século passado, com o surgimento do conceito de letramento e os estudos e pesquisa que vêm sendo desenvolvidos orientados por esse novo conceito.

Nos anos seguinte áquele em que este texto foi produzido ( 1985) essa diferenciação entre aquisição e desenvolvimento da língua oral e escrita foi-se tornando cada vez mais clara, concretizando-se, hoje , na distinção entre alfabetização e aletramento .

Á época da publicação deste texto, a alfabetização se fazia por meio dos métodos hoje considerados ¨tradicionais ¨foi apartir da segunda metada dos 80 que se passou a questionar seus fundamentos e sua eficiência . A esse respeito , ver o segundo texto da segunda parte; Alfabetização ; em busca de um método .

Na época em que este texto foi produzido, a cartilha ainda era, como vinha sendo desde o século XIX, o material didático fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização: foi a partir da década seguinte á publicação deste texto ( anos 90 do século XX) que as cartilhas, por ferirem os principios da psicogênese da língua escrita, passaram a sofrer severas criticas e a ser substituídas por

Relacionados