76567876

Páginas: 4 (959 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013






Prova de Antropologia Filosófica.
Aluno: Felipe Ferreira de Oliveira.






Questão única. Escolher um parágrafo, entre o primeiro e o décimo primeiro, do livro Antropologia deum ponto de vista pragmático (de I. Kant), e relacionar o assunto tratado – “faculdade de conhecer” – com o enfoque pragmático explicitado no prefácio.











Noparágrafo de número quatro, em conformidade com o que é definido anteriormente por pragmático no prefácio, Kant deixa claro que se faz necessário que haja uma observação do homem pelo próprio homem; porém,embora a “observação” seja o meio sem o qual não há o conhecimento, existem formas de observação que podem conduzir ao desvario e não ao conhecimento. Portanto, em relação ao conhecimento, explica-nosKant, que este não deve ser um corpo teórico do homem, referindo-o como apenas mais uma das coisas que compõem o mundo, mas que o eleve ao status quo de “cidadão do mundo” e “possuidor do mundo”, istoé, aquele que toma parte do jogo da vida do homem. Porquanto se refere a um tipo de observação, Kant exemplifica, e ainda no prefácio, fala sobre viajar como uma forma de ampliar o conhecimento –pragmático – do homem, mas antecipa que este viajar não deve sobrepujar a observação do gênero humano que está próximo, para que, desta experiência, derivem as questões, as quais se devam essas buscas fora,entretanto, esta necessidade justificará a necessidade de outras convivências, e, em suas palavras, “aqui (na antropologia) os conhecimentos gerais sempre precedem os conhecimentos locais”. Caso seproceda de modo inverso, cair-se-á em erro.
O tema da observação de si mesmo abordado no quarto parágrafo difere, mas não consubstancialmente, desta observação do homem que é demonstradano início do prefácio, pois são apenas derivação, uma a continuação da outra e, mesmo que não haja efetivamente uma ordem a qual uma seguisse a outra, fica claro no método adotado pelo autor, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!