7654098

1886 palavras 8 páginas
Puberdade e adolescência – Henri Wallon

O estágio da puberdade e da adolescência é apresentado pela teoria Walloniana como última e movimentada etapa que separa a criança do adulto que ela tende a ser. A adolescência, que para Wallon tem acontece por volta de 11- 12 anos com a puberdade, é marcada por transformações de ordem fisiológica, mudanças corporais impostas pelo amadurecimento sexual, assim como transformações de ordem psíquica com preponderância afetiva, provocando profundas transformações corporais acompanhada por desenvolvimento psíquico, marcado pela vinda de um fenômeno muito importante: o jovem adquire a posse da função reprodutora e a capacidade de exercitar a função sexual que vai efetivando-se ao longo do estágio da adolescência. Nesse estágio, os sentimentos se alternam procurando buscar a consciência de si na figura do outro, contrapondo–se a ele, além de incorporar uma nova percepção temporal. O jovem nega a infância, sente-se perdido em relação a si mesmo e a seu corpo, questiona valores paternos e busca fugir do domínio dos mesmos. Há nesta etapa uma necessidade de conquista, de renovação, de aventuras. Do ponto de vista intelectual, a adolescência é a fase em que o jovem se questiona sobre o destino do mundo e o porquê de as coisas serem como são.
Busca transformar o mundo, anseia por um mundo melhor. Este é o momento de opções religiosas, místicas, políticas, e os jovens procuram se filiar a grupos ideológicos. Tais grupos o ajudam a buscar o significado da vida, assim como uma ação efetiva de transformação. É a esperança presente na utopia juvenil.
• Transformações corporais As transformações corporais acentuam as diferenças entre os organismos femininos e masculino, e o desenvolvimento da jovem é mais precoce que o do rapaz. Nos meninos os traços do rosto afirmam-se e acentuam-se. O nariz aumenta mais depressa que o resto da face; o queixo torna-se

Relacionados