7648547657354262

2952 palavras 12 páginas
Introdução

Hoje em dia é comum ler ou ouvir as expressões "alimento modificado geneticamente", "manipulação genética" e "transgênicos", que vêm causando muitas dúvidas, divergências de opiniões e gerando enormes polêmicas entre as comunidades científicas, órgãos governamentais e ambientalistas.
DNA recombinante é uma forma de DNA que é formada pela combinação de dois ou mais sequencias que não seria normalmente encontradas juntas.
É essencial que a sociedade conheça o significado destes termos e esteja por dentro das discussões atuais para poder adotar um posicionamento e decidir se deve ou não consumir alimentos transgênicos, que também são chamados os produtos originários de organismos geneticamente modificados.

DNA recombinante
Todos os seres vivos apresentam, no interior de suas células, moléculas de DNA e/ou de RNA, chamadas de ácidos nucléicos. Os ácidos nucléicos são as biomoléculas celulares mais importantes, pois contêm o material genético do organismo, composto por uma sequência de genes (genoma). Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo armazenamento e pela transmissão do material genético e pela sua tradução, que resulta na síntese das proteínas.

As proteínas fazem parte da estrutura de um ser vivo e estão relacionadas ao funcionamento do organismo deste ser, ajudando na produção de enzimas e hormônios. Os milhares de organismos existentes na natureza são determinados pelas diferenças proteicas, pois são as proteínas que determinam as características de um organismo, ou seja, o seu fenótipo.

Quando o genoma de uma planta, de um animal ou de um micro-organismo é modificado, alterando-se os genes existentes ou incorporando-se genes de outro organismo, as características ou fenótipo desse organismo também se alteram, resultando em um Organismo Transgênico ou Organismo Geneticamente Modificado (OGM). Se estes genes forem herdáveis, a descendência também será alterada.

O organismo GM

Relacionados