745284657

1121 palavras 5 páginas
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gametas. Os novos seres são clones do progenitor.
Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço selecionado.
Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia (sem sementes) provêm todas do mesmo clone (considerando clone o conjunto de todos os seres geneticamente idênticos, provenientes de um mesmo ser vivo), a partir de uma laranjeira mutante aparecida na região da Bahia no Brasil. Efetivamente, esta árvore, ao não produzir sementes só se pode rA estrela-do-mar é um equinodermo da classe asteroidea, divididas em algumas famílias.
As estrelas-do-mar podem ser encontradas em quase toda costa dos mares do mundo inteiro, principalmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos, além de ser duro e rígido devido ao seu endoesqueleto. Apesar disso, o animal consegue dobrar-se e girar os braços quando se movimenta ou quando seu corpo se encontra em espaços irregulares, entre rochas e outros abrigos. Várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis, na areia ou no lodo. Seu corpo consiste em um dico central e cinco raios (braços) afilados, tendo uma simetria pentarradiada.
Estes animais podem ter entre alguns centímetros e um metro de diâmetro (Pycnopodia). Na superfície superior de algumas espécies há espinhos calcários, os quais fazem parte do esqueleto. A respiração é feita através de trocas gasosas pelos pés ambulacrários. Brânquias dérmicas (pápulas) pequenas e moles projetam-se da cavidade do corpo entre os espinhos para a respiração e excreção. Ao redor dos espinhos e das pápulas há pedicelárias em forma de pinça, que mantém a superfície do corpo limpa e auxilia na

Relacionados