74344860426

12246 palavras 49 páginas
Capítulo 6: Conceitos Básicos de motivação.

Motivação: é o resultado da interação do individuo com a situação. É o processo de responsável pela intensidade , direção e persistência de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta ou objetivo.
Antigas Teorias da Motivação : Na década de 1950 foi um período frutífero para o desenvolvimento de conceitos sobre motivação , três teorias foram formuladas.
Teoria da Hierarquia das Necessidades: uma das mais conhecidas teoria de Abraham Maslow. Dentro do ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades.
Fisiologia- fome, sede, abrigo, sexo etc.
Segurança- segurança e proteção contra danos físicos e emocionais .
Social- afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo.
Estima – respeito próprio, realização, autonomia e também fatores externos, como status, reconhecimento e atenção.
Auto realização- tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser, alcance do seu próprio potencial.
Maslow diz que a medida que cada uma destas necessidades é atendida a outra torna-se dominante , embora uma necessidade possa ser satisfeita completamente, uma necessidade substancialmente satisfeita extingue a motivação.
Assim de acordo com a teoria para motivar alguém é preciso saber em que nível de hierarquia a pessoa está no momento e focar a satisfação.
Maslow separou ás cinco necessidades em dois patamares em nível mais alto ou seja as relacionadas com a auto realização e que são satisfeitas internamente e as de níveis mais baixos relacionadas as necessidades de fisiológica, segurança são satisfeitas externamente cita remuneração, acordo sindical, permanência no emprego.
Teoria X e Teoria Y : de Douglas McGregor propôs duas teorias uma basicamente negativa teoria X e a outra positiva teoria Y .
Teoria X: quatro premissas negativas 1- Os funcionários não gostam de trabalhar por sua própria natureza. 2- Como eles não gosta de trabalhar precisam ser coagidos. 3- Os funcionários

Relacionados