7415615474

1085 palavras 5 páginas
Dimenções Culturais do lazer e da Recreação
Nas três esferas aqui tratadas os espaços públi- cos de lazer − praças, parques e escolas − possuem um papel importante na configuração de uma cultura do tá um olhada ou melhora sei lá !!Esto meio confuso com ideia !!! para o lazer esportivo. Para que essa realidade possa ser compreendida de uma forma mais precisa, é de fun- damental importância que o poder público possa estruturar ações articuladas entre os diferentes espaços que per- mitem a execução de atividades esportivas de lazer. Para que isto aconteça é necessária a construção de espa- ços multifuncionais − do ponto de vista esportivo − que levem em consideração a diversidade de interesses que ele pode abrigar.
Hoje não há uma concepção de espaços públicos

esportivos. O esporte é sempre um elemento dentro da recreação pública. Não há como conter a magnitude do fenômeno esportivo, como se ele fosse apenas um com- ponente alegórico. Precisamos constituir cenários públi- cos que dêem conta desta tarefa. As concepções tradi- cionais de espaços públicos para o lazer não estão pre- paradas para este desafio. Não se trata de resumir o espaço de lazer a questões esportivas, mas sim de ga- rantirmos a riqueza de interesses esportivos em um es- paço público. A extensão deste projeto, dadas as carac- terísticas de nossa urbanização, só possui abrigo atra- vés da constituição de parques públicos esportivos, ou seja um parque temático esportivo.
Mesmo neste espaço é preciso garantir edificações como banheiros, vestiários e locais para o cultivo de tra- dições familiares e de amizade, como o churrasco aqui no sul do Brasil. As pessoas que praticam esporte es- tão, na maioria das vezes, acompanhadas e não sozi- nhas. Este elo sociabilizador deve cultivar outras formas da convivência coletiva.
O que podemos perceber com este trabalho é que os espaços públicos esportivos estão muito mais rela- cionados às possibilidades esportivas que eles

Relacionados