7269 27440 Elaboracaodeumtrabalhoacademicomultimidia

543 palavras 3 páginas
4ª Mostra Cultural – 8º UniDiversidade
UA Estudos Socioculturais
Título do Trabalho:
Autor: Guilherme Guimarães
Cidade: Jaguaruna

Relações Étnico-Raciais
É possível interpretar contextos locais construindo olhares de diálogo com as diferenças étnico-culturais como riqueza, nossas e dos outros, e não como ameaça. Nossos estudos socioculturais permitem notar, com a maior proximidade possível,
“que as formas de comportamento e de vida em sociedade que tomávamos todos espontaneamente por inatas - nossas maneiras de andar, dormir, nos encontrar, nos emocionar, comemorar os eventos de nossa existência, são, na realidade, o produto de escolhas culturais. Ou seja, aquilo que os seres humanos têm em comum é sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos profundamente diversos; pois se há algo natural nessa espécie particular que é a espécie humana, é sua aptidão à variação cultural.” (LÈVY-STRAUSS apud LAPLANTINE, 2005, p. 9).
Portanto, para necessidades iguais, as culturas criam mil receitas diferentes.

Registro do tema na minha cidade/região Em Jaguaruna, município do extremo sul catarinense, que conta com aproximadamente 20 mil habitantes, a diversidade cultural é imensa. Conta com descendentes de diversas nacionalidades, a predominante é açoriano. É uma cidade litorânea, que no verão, passa a contar com 100 mil habitantes.
Município calmo, que nos últimos anos vem se desenvolvendo de maneira rápida devido a inauguração do Aeroporto Reginal Sul, Hunberto Guizzo
Bortoluzzi, mas ainda com a infraestrutura abaixo do esperado.

Fonte: IBGE

Registro do tema na minha cidade/região O município de Jaguaruna possuí o Boi de Mamão, parte da cultura regional e tem forte influência na cidade. Introduz diversas ações, atendendo as comunidades carentes da região e levando tecnologia, através da uma lan house montada na sede do boi, para todos aqueles que não tem acesso.
Infelizmente, a secretária

Relacionados