7268 24204 transcricao acessivel webaula UNIDADE2

2016 palavras 9 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Campus UnisulVirtual
Disciplina: Universidade e Ciência Transcrição acessível da webaula correspondente a disciplina “Universidade e Ciência” com o título “A coesão e a coerência no texto”, referente à unidade 2 do EVA, apresentação: Diane Del Mago.

Introdução:
Olá eu sou a professora Diane Del Mago, seja bem vindo, seja bem vinda a esta aula que tem como objetivo realizar e principalmente aprofundar as informações sobre a coesão e coerência textuais. As informações que compõem essa aula visam a complementar seus estudos no qeu diz respeito aos elementos de textualidade. Esta teoria é muito importante para a base e o aprimoramento de qualquer atividade escrita por isso este tema deve ser melhor detalhado, comentado e também será ilustrado na forma de exemplos.

Parte 2:
Coerência e coesão – diferença
Conforme alguns autores consagrados como Ingedore Koch e Luiz Carlos Travaglia, um dos problemas encontrados com mais frequência nos textos é a falta de coesão e coerência. É comum lermos uns textos que iniciam com um tema e terminam com outro mostrando a falta de unidade e de coerência. Além disso há ausência de coesão, o que o torna por vezes os períodos pouco compreensíveis. Portanto, a coerência é algo que se estabelece. Vamos ver então como se estabelece a coerência: Na interação, na interlocução, em uma situação comunicativa entre dois usuários ou mais. Ela oferece sentido ao texto para os usuários, devendo ser vista pois como um principio de interpretação do texto, assim, ela pode definir se o texto é compreensível ou não em uma determinada situação de comunicação, bem como a capacidade que o receptor do texto tem para compreende-lo e entender o seu sentido. A coerência seria a possibilidade de estabelecer no texto alguma forma de unidade ou de relação. Esta unidade é sempre apresentada num todo o que caracteriza a coerência como global. De acordo com os autores citados anteriormente a coesão por outro lado, apesar

Relacionados