725127004/93

394 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
(Modalidade à Distância)

Disciplina: Aprendendo a Aprender EAD

Ética e Autoria em Ensino à Distância

Chröeder, C da S & col [2013] se referem que na atualidade as informações são veiculadas de maneira instantânea através da internet e ter essa ferramenta potente possibilita as pessoas se atualizarem e se colocarem de forma produtiva, criativa e crítica nas diversas possibilidades da web. Porém, por vezes essa velocidade não faz com que se façam os devidos filtros, assim conteúdos de diversas fontes acabam se misturando em todo seu grande universo, o que faz refletir sobre as questões de autoria e ética, principalmente no contexto de educação à distância.
Anamelea & Filho (2011) ao falar em autoria na atualidade entra numa questão muito interessante de autor, obra e leitor, onde os papéis se entrelaçam, surgindo obras coletivas, múltiplas, polifônica, criando uma dificuldade de saber de onde surgiu determinada ideia ou teoria. O principal, independente da forma de Educação é respeitar a ética na produção do saber.
O princípio ético busca em fundamentos teóricos o melhor modo de viver coletivamente. Na educação à distância esse princípio perpassa por diversos desafios o que se faz necessário a utilização de ferramentas institucionais para garantir a ética na produção acadêmica.

Referências :

Schröeder, C da Silva & col. Aprendendo a aprender à distância, [Porto Alegre] 8º edição, [2013]. Disponível em: https://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=530428 acessado em: 26/10/2013.

Pinto, A de C; Filho, J. B. B. Autoria, autonomia e ética na educação à distância, Florianópolis, v. 30, n. 1, abril de 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2012v30n1p155/pdf acessado em: 26/10/2013.

Paschoalino, J; Salles, I; Queiroz, V; Falcão, B; Fidalgo, F. EAD e o plágio:

Relacionados