7223 23771 1 PB

8575 palavras 35 páginas
Contextos Clínicos, 7(1):2-14, janeiro-junho 2014
© 2014 by Unisinos - doi: 10.4013/ctc.2014.71.01

Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos1
Similarities and differences between counseling psychology and psychotherapy
Fabio Scorsolini-Comin
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Av. Getúlio Guaritá, 159,
Abadia, 38025-440, Uberaba, MG, Brasil. scorsolini_usp@yahoo.com.br

Resumo. A literatura científica não é uníssona ao delimitar conceitual e empiricamente os processos de aconselhamento psicológico e de psicoterapia.
Desse modo, o objetivo deste estudo teórico é compreender aproximações e distanciamentos entre esses campos do saber psicológico. As diferenças encontradas referem-se a: (a) tempo da intervenção, sendo o aconselhamento mais breve; (b) complexidade do caso e intensidade do atendimento, sendo a psicoterapia mais profunda; (c) demanda apresentada, sendo o aconselhamento mais voltado para situações contextuais e situacionais; (d) intervenções em aconselhamento focam a ação, mais do que a reflexão, e são mais centradas na prevenção do que no tratamento; (e) o aconselhamento é mais focado na resolução de problemas. As semelhanças referem-se ao escopo do processo de ajuda, às atitudes do psicólogo e à necessidade de desenvolvimento de recursos terapêuticos para estabelecimento de uma relação que possa ser considerada efetiva e atingir os objetivos delineados. Destaca-se a necessidade de que mais pesquisas sejam desenvolvidas sobre o aconselhamento psicológico no Brasil, haja vista a farta produção científica no campo das psicoterapias.
Palavras-chave: aconselhamento psicológico, psicoterapia, Psicologia Clínica.
Abstract. Defining counseling and psychotherapy conceptually and empirically is still open to debate in scientific literature. Thus, this theoretical study aims to comprehend the similarities and differences amongst these fields of study. The differences are related to: (a) counseling requires shorter time of

Relacionados