71000038149

787 palavras 4 páginas
UNIC – Universidade de Cuiabá
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares
Professores: EVA CLAUDINO, GLEICE CRISTINA, LAURA MARIA e MARIA ALICE, PATRICK CABRAL. atividade de aprendizagem supervisionada.

1. Assunto: Estrutura e Organização das Células.Origem e Evolução das Células

2. Objetivos: - Discutir as teorias sobre a Origem e Evolução das Células.
- Construir uma linha evolutiva entre seres acelulares, seres celulares procariotos e seres celulares eucariotos.
- Reconhecer a relação entre a estrutura organizacional das células eucariotas com a maior eficiência funcional delas.

3. Estratégia Metodológica: Tempestade Cerebral.

4. Dinâmica da Atividade: - Apresentação do assunto pelo professor.
- Acadêmicos expressam em palavras ou frases curtas as idéias sugeridas e relacionadas com o assunto. - Organização da relação de idéias espontâneas, pelo professor e acadêmicos. - Seleção das idéias, pelo professor. - Apresentação de slides para síntese e fechamento do assunto.

5. Conclusão: Utilizar o roteiro de questionamentos para melhor entendimento do assunto.

5.1. Procure explicar a estrutura e organização dos vírus. Considere para isso os seguintes elementos: genoma, capsídeo, capsômeros, nucleocapsídeo e invólucro de superfície.

diferem dos demais seres vivos pela inexistência de organização celular, por não possuírem metabolismo próprio, e por não serem capazes de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira.
Os vírus são formados basicamente por um envoltório ou cápsula protéica, que abriga o material hereditário. Este pode ser tanto o ácido desoxirribonucléico (DNA) como o ácido ribonucléico (RNA). Esses dois ácidos nucléicos, no entanto, nunca ocorrem em um mesmo vírus. Existem, assim, vírus de DNA e vírus de RNA. Em todos os outros seres vivos, o ácido desoxirribonucléico e o ácido ribonucléico ocorrem juntos dentro das células, sendo o DNA o "portador" das

Relacionados