7093588654

614 palavras 3 páginas
O búfalo teve origem na Ásia, daí também ser conhecido como búfalo asiático. Deste continente foi levado para África. Mais tarde foi introduzido na Europa e mais recentemente na América, sendo antes disso, já também presentes na Oceania. Portanto o búfalo encontra-se presente em todos os continentes do mundo. Alguns historiadores relatam que os búfalos viviam em diferentes regiões da Índia, onde escavações arqueológicas comprovaram que eles já eram conhecidos desde 60.000 anos a.C., sendo que em torno de 6.000 anos a.C. os búfalos já eram domesticados.

Conforme a teoria de alguns autores a evolução do búfalo foi a seguinte: o homem passou à agricultura, por isso precisou aproximar-se da água. Os búfalos também se aproximaram do rio e evoluíram devido a uma maior alimentação: os búfalos de pântanos passaram aos atuais búfalos de rio ou índicos. Sendo sua domesticação feita pelas civilizações que habitavam as margens dos rios Eufrates, Tigres, Indus e Yangtze (Coockrill).

Provavelmente, o búfalo tenha sido o primeiro animal domesticado para trabalho. Tendo na mitologia chinesa Deuses que personificavam o búfalo, como por exemplo o "Deus de Byres", que era representado por um gigante de 5 metros de altura, tendo chifres, boca e orelhas de búfalo.

A presença do búfalo no Brasil data, segundo alguns, de 1890 com animais provenientes da Itália, ficando sediados na Ilha de Marajó, Estado do Pará. O búfalo trazido para o Brasil se adaptou e se desenvolveu extraordinariamente em pastagens de todos os estados. A diversificação do clima e de solo encontrada na grande extensão territorial brasileira não foi obstáculo suficiente par deter sua caminhada.

Uma das grandes vantagens dos búfalos é a de não serem competitivos com outras espécies, fornecendo produtos similares aos dos bovinos em condições economicamente mais favoráveis como veremos posteriormente. No Brasil são criadas quatro raças: Murrah, Jafarabadi, Mediterrâneo e Carabao. Sendo as três primeiras raças

Relacionados