70436230

1080 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

ALEXANDRA GOMES ROSSI
CAMILA

POTENCIOMETRIA

RELATÓRIO

APUCARANA
2013

1 INTRODUÇÃO

Os métodos potenciométricos de análise são baseados em medidas de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores apreciáveis de corrente. Por mais de um século a potenciometria tem sido utilizada para localizar o ponto final de titulações. São utilizados para reações simples, rápidas, que possuem estequiometria conhecida e apresentam mudanças químicas ou físicas no ponto de equivalência. O ponto final da titulação é aquele determinado experimentalmente, no qual o número de mols da substância a ser determinada e do titulante se igualam e pode ser determinados através de indicadores visuais, medida de pH, condutividade, potencial, corrente, temperatura, dentre outras (SKOOG et al., 2007).
O eletrodo de vidro é o mais importante eletrodo para os íons hidrogênio, pois além de seu uso ser bastante conveniente, está sujeito a poucas interferências as quais afetam outros tipos de eletrodos sensíveis ao pH (SKOOG et al., 2007).
A determinação do ponto final por potenciometria é muito utilizada e fornece dados mais exatos do que os valores correspondentes encontrados por titulações que empregam indicadores visuais (SKOOG et al., 2009).
Diversos métodos podem ser utilizados para determinar o ponto final de uma titulação potenciométrica. O mais simples envolve um gráfico direto do potencial em função do volume de reagente, o ponto de inflexão é estimado na porção mais vertical da curva e o tomamos como o ponto final da titulação como mostrado na Figura 1. Uma segunda abordagem para a detecção do ponto final consiste em calcular a variação do potencial por unidade de titulante (isto é, E/V); A primeira derivada da curva de titulação é calculada. Um gráfico dos dados da primeira derivada em função do volume médio V, produz uma

Relacionados