6uedu uu6wusw

1039 palavras 5 páginas
Contexto histórico
Na Europa, definiu-se como escola literária nos últimos anos do século XVIII e predominou durante a 1ª metade do século XIX.
Período da consolidação da burguesia, que passou a dominar a vida política, econômica e social após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial (virada do séc. XVIII para o XIX).
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
O Romantismo foi uma escola “da burguesia, pela burguesia e para a burguesia”, de onde seu caráter profundamente ideológico em favor da classe dominante.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram: amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
Características principais
Podem-se apontar, no amplo e diversificado movimento romântico, algumas tendências básicas:
A exaltação dos sentimentos pessoais, muitas vezes até auto piedade.
Exaltação de seu “eu” - subjetivismo
A expressão dos estados da alma, das paixões e emoções, da fé, dos ideais religiosos.

Relacionados