6i76i7746i

1295 palavras 6 páginas
1-Elementos paratextuais:
Título da Obra: A Fórmula de Deus
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Outros: Dedicatória, Citação, Aviso, Prólogo, Nota Final/Bibliografia, Breve Biografia do autor, Sinopse.

2-Breve resumo da obra:
O romance começa com um prólogo, a descrição de um encontro (ocorrido há cerca de 50 anos, nos EUA) entre Einstein e o então Primeiro-Ministro israelita, Bem Gurion, acerca da possibilidade de Einstein desenvolver uma arma nuclear de fabrico fácil e pouco dispendioso, para que um país recente como Israel pudesse construí-la.
Após o prólogo, a acção situa-se toda ela no presente. Tomás Noronha vai para o Museu Egípcio no Cairo, a pedido da Fundação Gulbenkian, com vista à compra de peças de arte egípcia para a fundação. Nas escadarias do Museu Egípcio, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chamava-se Ariana Pakravan, era iraniana e trazia consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático.
Ainda antes de partir para Teerão, Tomás é abordado por agentes da CIA, que, paralelamente à missão confiada pelo Governo do Irão, o encarregam de procurar desvendar o caso do misterioso desaparecimento de um cientista da Universidade de Coimbra, alegadamente sequestrado por membros do Hezbollah.
Sem hipótese de escolha, o criptanalista e professor de história torna-se numa espécie de “agente duplo”.
Tomás viria a passar por inúmeras peripécias, uma não muito bem sucedida “incursão” pelos arquivos secretos do Ministério iraniano, que o conduziriam à prisão, ao mesmo tempo que se vai envolvendo com a bela iraniana, com uma activa colaboração na sua libertação, rematando com uma fuga via Azerbaijão, com escala em Moscovo.
A etapa seguinte passaria por uma aula sobre o “Alfa” e o “Ómega” na Universidade de Coimbra, dada pelo principal auxiliar do desaparecido professor catedrático, culminando na teoria do “Big Bang”, para além de outras teorias da física.
Entrando na

Relacionados