6F989A17 8C7C 4ECA 8742 5D27CC74B004

488 palavras 2 páginas
Faculdade Projeção
Escola de Negócios
Ceilândia – DF
Curso: Administração
Disciplina: Gestão Sustentável
Prof.: Adm. André Bonifácio Siqueira

2015 / 2

ATIVIDADE – 03

1 – Apresente dois exemplos de instrumentos de políticas ambientais públicas explícitas e dois de políticas ambientais implícita. Apresente também exemplos de políticas em diversas áreas, política monetária, agrícola, de energia, de transporte e outras conflitantes com a política ambiental.

2 – Exponha as diferentes formas de instrumentos de política pública ambiental baseada em padrões. Cite exemplos de cada um deles.

3 – Se um tributo ambiental não provocar uma mudança no comportamento do contribuinte, não poderá ser considerado um tributo ambiental. Se o tributo só tem por objetivo arrecadar recursos para o Estado, não é um tributo ambiental. Discuta essa assertiva e apresente sua opinião apoiada em argumentos convincentes.

4 – A aplicação do princípio do poluidor pagador nem sempre consegue produzir o efeito desejado. Que efeitos são estes e em que situações esse princípio deixa a desejar?

5 – Os instrumentos econômicos de política ambiental pública têm sido apresentados como os mais aptos para induzir um comportamento adequado ao meio ambiente por parte dos agentes econômicos. No entanto, os instrumentos de comando e controle continuam sendo amplamente usados por todos os países e não há sinais de que serão substituídos. Discuta as opiniões apresentadas sobre as vantagens e desvantagens dos instrumentos de comando e controle e dos instrumentos econômicos.

Faculdade Projeção
Escola de Negócios
Ceilândia – DF
Curso: Administração
Disciplina: Gestão Sustentável
Prof.: Adm. André Bonifácio Siqueira

2015 / 2

6 – Um dos grandes problemas da atualidade refere-se aos resíduos sólidos resultantes da produção e consumo dos produtos industrializados. Tem sido afirmado com frequência que esse problema, hoje já encarado como um problema de dimensão planetária, dificilmente terá solução apenas com a

Relacionados