6aAula Mecanizacao Motor 2015 1

2008 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO
GROSSO
Campus Sinop

Disciplina: Máquinas e Mecanização Agrícola

ABRIGO DE MÁQUINAS
Professor:
Welington Gonzaga do Vale

MARÇO DE 2015

Máquinas e Mecanização Agrícola

As máquinas e os implementos agrícolas possuem um custo inicial elevado e requerem cuidados especiais, sobretudo quando estão inativas e nessa situação, elas devem ser guardadas em um abrigo ou galpão.

Entretanto, se isso não for possível, precisam no mínimo estarem cobertas com uma lona que impeça a ação do sol, da chuva e de outros agentes nocivos.
Os motivos que levam o produtor rural à construção de um abrigo são os custos e a organização.

Máquinas e Mecanização Agrícola

Custo

Nos custos da produção agrícola está embutido o custo da depreciação das máquinas e implementos, que é inversamente proporcional à conservação das mesmas.

Máquinas e Mecanização Agrícola

Organização

Um abrigo de máquinas pode auxiliar na organização e controle das máquinas e implementos quando se tem grande número de tratores.
Caso haja poucas máquinas, a organização e controle podem ser realizados na própria sede da propriedade.
Neste controle pode-se avaliar o trabalho do conjunto homem/trator/implemento, com o intuito de se conseguir a maior eficiência do conjunto, assim como orientar quanto ao melhor momento de se realizar a manutenção do trator/implemento.

Máquinas e Mecanização Agrícola

Organização

A partir do momento em que se faça opção por construir um abrigo ou galpão de máquinas na propriedade, devese estar atento e escolher o local mais adequado para a instalação. Os critérios como acesso, centralização, disponibilidade de água e energia, topografia e segurança devem ser considerados. Máquinas e Mecanização Agrícola

Acesso

Deve ser fácil para todos os pontos de trabalho, tendo estradas largas e de boa qualidade para evitar acidentes e danos aos equipamentos, considerando que para alguns implementos a largura é muito superior ao do trator.

Máquinas e Mecanização

Relacionados