686160

546 palavras 3 páginas
1. Um ensaio de flexão em três pontos é realizado em uma amostra de vidro que possui uma seção transversal retangular com altura d=5mm e largura b=10mm; a distância entre os pontos de apoio é de 45mm.
a. Calcule a resistência à flexão se a carga na fratura é de 290N.
b. O ponto com deflexão máxima ocorre no centro da amostra e pode ser descrito pela relação

Em que E é o módulo de elasticidade e I é o momento de inércia da seção transversal. Calcule para uma carga de 266N.
2. Uma amostra circular de MgO é carregada usando um ensaio de flexão em três pontos. Calcule o raio mínimo possível para a amostra para que não ocorra fratura, dado que a carga aplicada é de 425 N, a resistência à flexão é de 105 MPa e a separação entre os pontos de aplicação da carga é de 50 mm.

3. Um ensaio de flexão em três pontos foi realizado com uma amostra de óxido de alumínio com seção transversal circular de 3,5 mm de raio. O corpo de provas fraturou sob uma carga de 950 N quando a distância entre os pontos de apoio era de 50 mm. Outro ensaio deve ser realizado em uma amostra desse mesmo material, porém com seção transversal quadrada com 12 mm de comprimento em cada aresta. Sob qual carga seria esperada a fratura dessa amostra se a separação entre os pontos de apoio é de 40 mm?

4. (a) Um ensaio de flexão transversal em três pontos é conduzido com uma amostra cilíndrica de óxido de alumínio que apresenta uma resistência à flexão de 390 MPa. Se o raio da amostra é de 2,5 mm e a distância de separação entre os pontos de apoio é de 30,0 mm, estime se o corpo de provas irá ou não fraturar quando uma carga de 620 N for aplicada. Justifique sua resposta. (b) Você teria 100% de certeza em relação à sua estimativa para o item (a)? Por que sim, ou por que não?

5. O módulo de elasticidade para o óxido de berílio (BeO) com 5%vol de porosidade é de 310 GPa.
(a) Calcule o módulo de elasticidade para o mate- rial sem porosidade.
(b) Calcule o módulo de elasticidade para o mate- rial

Relacionados