67958 89390 1 PB

10352 palavras 42 páginas
DIREITO E MORAL NAS PÓS-MODERNIDADE: ANÁLISE
INTERDISCIPLINAR DO FILME “A PELE QUE HABITO”
LAW AND MORALITY IN THE POST-MODERN ERA:INTERDISCIPLINARY ANALYSIS OF THE
MOVIE “THE SKIN I LIVE IN”

Mara Regina de Oliveira*
Resumo:
A proposta deste artigo é fazer um estudo pós-moderno da relação existente entre direito e moral. Nesta análise, supera-se a visão racionalista da moralidade moderna vista como um código moral único, como um conjunto de preceitos harmoniosamente coerentes ao qual todos nós deveríamos obedecer e que legitimaria as normas jurídicas de forma racional. Através de uma perspectiva interdisciplinar, como meio de expansão da reflexão crítica, analisaremos o filme A pele que habito dirigido por Pedro Almodóvar.
Palavras-chave: Direito. Moral. Pós-Modernidade. Cinema.
Abstract:
The purpose of this paper is to make a postmodern study of the relationship between law and morality. This analysis overcomes the rationalist view of modern morality seen as a single moral code, as a set of harmoniously coherent principles to which we should all obey and which legitimizes the correct legal rationality. Through the interdisciplinary perspective, as a way to expand the critical thought, on analyze the film The skin I live in directed by Pedro Almodóvar.
Keywords: Law. Morality. Postmodern Era. Cinema.

O Direito se localiza dentro de um cenário complexo de obediência e revolta. O direito garante e oprime a liberdade, ao mesmo tempo. Compreender o direito não se resume a conceituações lógicas e racionalmente sistematizadas. Seu estudo exige não apenas inteligência, acuidade, mas também encantamento, intuição, espontaneidade.
É preciso ter rigor técnico e abertura para o humano, ao mesmo tempo.1
Introdução
Este artigo pretende fazer uma aproximação interdisciplinar entre o estudo da relação existente entre direito e moral no cenário pós-moderno atual, a partir

*

Mestre e Doutora em Filosofia do Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,

Relacionados