679.5641968

1408 palavras 6 páginas
O óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais eletronegativo.1 Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos.2 Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).
Nos óxidos, o elemento mais eletronegativo deve ser o oxigênio.1 Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos, pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio.2 Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio.
Índice [esconder]
1 Óxidos Básicos
1.1 Definição
1.2 Reações
2 Óxidos ácidos ou Anidridos
2.1 Definição
2.2 Reações
3 Óxidos Anfóteros
3.1 Definição
3.2 Reações
4 Óxidos neutros
4.1 Definição
5 Óxidos duplos ou mistos
5.1 Definição
6 Peróxidos
7 Superóxidos
8 Nomenclatura
8.1 Óxidos de metais
8.2 Óxidos de ametais
8.3 Óxidos ácidos ou anidridos
9 Referências
Óxidos Básicos[editar | editar código-fonte]
Definição[editar | editar código-fonte]
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, exceto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros).2 1 Os óxidos de caráter mais básico são os óxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) e o oxigênio (que é alta), por terem este caráter iônico apresentam estado físico sólido. Alguns exemplos:
Na2O - óxido de Sódio
CaO - óxido de cálcio (cal viva)
BaO - óxido de bário (barita)
CuO - óxido de cobre(II) (óxido cúprico)
Cu2O - óxido de cobre(I) (óxido cuproso/cuprita)
FeO - óxido de ferro(II) (óxido ferroso).
Reações[editar | editar código-fonte]
Reagem com a água formando uma base e com ácidos formando sal e água (neutralizando o ácido). O cálculo do óxido em alguns casos ajuda a dar a nomenclatura dos elementos.

Relacionados