675995

824 palavras 4 páginas
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
EXPERIÊNCIA 3
MEDIDAS COM O MICRÔMETRO
1. Objetivos: Medidas lineares usando micrômetro; aplicações de Teoria de Erros e Algarismos Significativos.
2. Introdução
Nesta parte do experimento “Medidas Físicas” serão realizadas medidas lineares utilizando o micrômetro. Uma balança também será utilizada para medir as massas de alguns objetos. O cálculo da massa específica (densidade) de alguns materiais será determinado levando-se em consideração os algarismos significativos, a teoria de erros e a propagação de erros. O valor obtido será comparado com os encontrados na literatura.

2.1 Micrômetro
Quando a precisão desejada em uma medida for maior que a oferecida pelo paquímetro deve-se utilizar um micrômetro. A Figura 1 mostra a nomenclatura de suas principais partes.

Figura 1 – Esquema de um micrômetro mostrando as principais nomenclaturas.
O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se a um sistema formado por um parafuso móvel e uma porca fixa. Para cada volta completa o parafuso sofre um deslocamento igual ao passo do parafuso. Podem-se avaliar frações menores que uma volta, dividindo a “cabeça” do parafuso.
Veja a ilustração da Figura 2.

Figura 2 – Esquema de um sistema formado por um parafuso móvel e uma porca fixa.

1

FÍSICA EXPERIMENTAL 1
EXPERIÊNCIA 3
MEDIDAS COM O MICRÔMETRO
2.2 - Leitura com o micrômetro
O objeto a ser medido deve ser colocado entre a espera fixa e a espera móvel que será movida até quase tocar o objeto. A partir desta posição, deve-se prosseguir o avanço do parafuso fazendo uso da catraca. A catraca é um dispositivo de segurança, se não se fizer uso deste dispositivo poderão surgir forças consideráveis acarretando na quebra do objeto examinado ou na inutilização do micrômetro.
A Figura 3 apresenta um exemplo de como se processa a leitura quando se utiliza um micrômetro.
O traço visível corresponde a uma leitura de 17,0 mm (traço superior) mais 0,5 mm, pois o tambor também ultrapassou o traço inferior. Como

Relacionados