6690888

630 palavras 3 páginas
Introdução
O presente trabalho foi uma proposta apresentada pela professora Andrea Pastana, as turmas de Geografia e História onde a mesma está ministrando a disciplina raízes da sociedade brasileira. Neste trabalho tivemos a oportunidade de realizar uma pesquisa de campo na comunidade quilombola de Petimandeua, município de Inhangapi.
A comunidade surgiu às margens do igarapé Petimandeua, a partir da união de escravos e com o consentimento, da proprietária, que segundo alguns moradores se chamava Ana Maria, de nacionalidade portuguesa, a mesma doou as terras que hoje se localiza a comunidade quilombola.
Mais que centenária essa comunidade que já foi muito próspera e que já despertou, e desperta até hoje a cobiça de latifundiários, está perdendo a sua identidade com o passar das gerações e a pressão dos fazendeiros que cercam a comunidade.

Objetivos
Geral
Relatar a origem histórica da comunidade através do conhecimento de seus moradores mais antigos.

Específico
Investigar como começou a comunidade de Petimandeua e quais foram às primeiras famílias e habitantes. Pesquisar a origem e o significado do nome Petimandeua Reunir documentos históricos e legais que comprovem a existência da comunidade de Petimandeua.

Metodologia Realizado no dia 15 de junho de 2014, a pesquisa de campo feita pelo grupo foi de forma sistemática, no período de 4 horas, onde tivemos a oportunidade de entrevistar e dialogar com os moradores mais antigos da comunidade de Petimandeua. E para que o resultado da pesquisa fosse mais consistente, tivemos a preocupação de fazermos uma entrevista qualitativa e de forma oral, com a ajuda de um questionário semiestruturado organizado pelo grupo.

Resultados e discussões
A comunidade Quilombola de Petimandeua pertence ao município de Inhangapi/Pa, e segundo relatos dos moradores mais antigos da comunidade ela surgiu por volta de 1888. Seu Merá(colocar a idade), morador da comunidade diz que: “a comunidade surgiu a partir da

Relacionados