666h

2916 palavras 12 páginas
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a função social de um texto literário, bem como de seu escritor, procurando ressaltar a importância da relação entre forma poética e estrutura social. Definimos, no âmbito desta reflexão, como objeto de estudo os poemas José e Elegia 1938, de Carlos Drummond de Andrade, ambos da obra A Rosa do Povo, publicada em 1945. Buscamos apresentar uma proposta de análise e de interpretação dos textos, a fim de demonstrar a consciência política de Drummond em meio ao impacto da experiência violenta e opressiva do Estado Novo no contexto brasileiro e da Segunda Guerra no contexto mundial.

PALAVRAS-CHAVE: Texto, contexto, autoritarismo.

INTRODUÇÃO

Nos trabalhos mais recentes sobre Literatura, a articulação entre o discurso literário e o contexto social – o espaço biográfico-psicológico e existencial do escritor – surge como elemento indispensável para a compreensão da obra literária. Vários estudos ressaltam a importância do contexto e sua significação para um entendimento mais amplo da mensagem que o artista tenta transmitir em seus escritos.

Seguindo nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade, procurando relacioná-los com o contexto histórico-social do Brasil e do mundo. Tentar-se-á chamar atenção para a função social da obra e do escritor, bem como, demonstrar a relevância da relação entre forma poética e estrutura social.
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a função social de um texto literário, bem como de seu escritor, procurando ressaltar a importância da relação entre forma poética e estrutura social. Definimos, no âmbito desta reflexão, como objeto de estudo os poemas José e Elegia 1938, de Carlos Drummond de Andrade, ambos da obra A Rosa do Povo, publicada em 1945. Buscamos apresentar uma proposta de análise e de interpretação dos textos, a fim de demonstrar a consciência política de Drummond em meio ao impacto da experiência

Relacionados

  • Telyn
    11837 palavras | 48 páginas