6645464

1639 palavras 7 páginas
O setor de compras é de grande importância na Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM), pois tem por finalidade suprir as necessidades de materiais e/ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar o armazenamento.
Também é importante destacar que o setor de compras se relaciona de forma sistêmica e harmoniosa com todas as outras áreas.
A pesquisa é o elemento básico para o próprio andamento do setor de compras. A busca e a investigação estão vinculadas diretamente as atividades de compras, a determinação e o encontro da qualidade certa, a localização de uma fonte de suprimento, a seleção de um fornecedor adequado, o estabelecimento de padrões e análises de valores são exemplos de pesquisas que contribuem e facilitam as atividades deste setor.
Estas pesquisas são fundamentais para que o setor de compras alcance seus objetivos, como por exemplo:
Garantir a busca do melhor fornecedor para e empresa.
Obter mercadorias ou serviços com o melhor custo, qualidade, prazos de entrega, e formas de pagamento.
Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores.
Como atividades típicas do setor de compras, podemos citar:
1) Receber e analisar requisições de compras;
2) Determinar a fonte se suprimentos;
3) Determinar o preço;
4) Emitir a ordem de compra;
5) Acompanhamento;
6) Receber e aceitar bens;
7) Aprovar o pagamento dos fornecedores;
Para entendermos melhor o funcionamento de cada atividade do setor de compras, segue o detalhamento de cada uma:

1) Receber e analisar requisições de compras:
A requisição de compra é um documento que dá a autorização para o comprador executar uma compra. É o documento que deve informar o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, etc. Ou seja, a requisição de compra deve ser o mais específica possível, para evitar a compra de material/serviços errados, que não atendam as necessidades

Relacionados