66215fba A493 42a7 B540 6137f9f3b978

1474 palavras 6 páginas
1 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICO

O aperfeiçoamento da Contabilidade ocorreu com o desenvolvimento das atividades comerciais, quando se tornou necessária alguma forma de registro e acompanhamento dos eventos ocorridos nas empresas. Com o aumento das operações desenvolvidas pela comercialização de produtos - aspectos inseparavelmente ligados às empresas comerciais - exigiu-se cada vez mais da Contabilidade Comercial.
Para Iudícibus e Marion (2004, p 27), a atividade comercial pode ser definida como:

A atividade comercial é inerente à natureza e às necessidades humanas, pois todos têm necessidades e, se não existisse moeda, trocaríamos os bens que temos em excesso por outros que não possuímos. A atividade comercial é das mais importantes, pois possibilita colocar à disposição dos consumidores, em mercados física ou economicamente delimitados, grande variedade de bens e serviços, pertinentes à satisfação das necessidades humanas.

O termo comércio vem de longa data. Quando os mercadores de Veneza implementaram o comércio como atividade profissional, na verdade já existia o comércio. Porém, até então, era efetuado sem a existência de uma moeda de troca, segundo o conceito que hoje conhecemos. Em alguns períodos, utilizaram-se algumas mercadorias como moeda. Por exemplo, o sal foi utilizado pelos povos fenícios como objeto de troca.
Segundo Andrade (2001, p. 1), as origens do comércio não podem ser estabelecidas com precisão, mas os estudiosos encontram, nos registros históricos, vestígios de atividade comercial desde a Antiguidade. Para alguns, a história do comércio tem início juntamente com a história da própria civilização, com origem na fase do escambo (troca), mas que se encontra na fase da economia de mercado, conforme hoje conhecemos.
Já para Iudícibus e Marion (2004, p. 27), as origens do comércio são remotas. Na antiguidade, os fenícios foram, provavelmente, o povo que mais se destacou na atividade comercial. Várias causas e fatores

Relacionados