6620236

559 palavras 3 páginas
Plano de contas
O plano de contas é a parametrização interna dos registros da atividade da empresa, ou seja, do objeto social e da conduta a ser adotado na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamento, analise. Orienta os usuários no registro de operações e gera a uniformização das contas utilizadas para casa registros. Evidentemente, este plano de conta não pode ser regido, devendo, pelo contrario, permitir modificações durante o período de sua execução, pois em matéria de registro contábil, podem surgir imprevistos que nos obriguem a criar novas contas e cancelar outras.Como regras,os plano de contas variam para cada tipo de célula social e de acordo com o objeto social ou necessidade de maior ou menor controle e informações gerencial.A mesma rubrica contábil poderá ser classificada de maneira diferentes, de acordo com a natureza da empresa,pois o elemento patrimonial por ela representado poderá constituir ativo permanente em uma organização,e ativo circulante,em outras.
O plano de contas consiste em um conjunto de títulos, apresentados de forma coordenada e sistematizada, previamente definidos, nele traduzida a estrutura de contas a serem utilizadas de maneira uniforme para representar o estado patrimonial das entidades e de sua variação, em um determinado período.
O plano d contas deve conter pelo menos os seguintes elementos :
Relação das contas;
Codificação das contas;
Função de cada contas;
Funcionamento de cada conta(quando debitar e quando creditar as contas).
O plano de contas constitui importante manual de procedimentos cantabilísticos.
Contas Ativas O ativo são os bens ou serviços, conversíveis em méis monetários,cujo benefícios ou rendas, são absorvidas ou postos á disposição de uma célula social com ou sem fins econômico.
Ativo circulante
O ativo circulante é recurso de giro mais rápido, de’’ curto prazo ’’, como o caixa e equivalente de caixa, estoques, contas a receber as

Relacionados