6595478542

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo ser humano datam de aproximadamente 6000 a.C., e esse hábito entre as pessoas vem sendo sustentado a longo de toda história da humanidade.Inicialmente, as bebidas tinham baixo teor alcoólico. Foi na Idade Média que surgiram as bebidas destiladas, consideradas como remédio para muitas doenças, pois aliviavam as dores rapidamente. Mas foi só apartir da Revolução Industrial, quando ocorreu um aumento na oferta de bebidas, que se passou a ter problemas mais expressivos com o consumo de álcool, o que hoje se constitui num problema de saúdepública.


Apesar do álcool ser amplamente consumido pela sociedade, poucas pessoas se lembram que ele é uma droga psicotrópica, que atua no Sistema Nervoso Central. O abuso desta droga lícita acarretamudanças de comportamento com um potencial muito grande para desenvolver dependência com o uso continuado.


O que é alcoolismo?

O consumo prolongado de álcool desenvolve a tolerância, ou seja,o indivíduo necessita de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito em seu organismo. Quando um indivíduo já com alto nível de tolerância, interrompe do uso, aparecem os sintomas deabstinência, ou seja, os efeitos da falta da droga no organismo. Dessa forma, instala-se progressivamente o quadro de dependência da substância, chamado de alcoolismo. O alcoolismo é uma doença crônica que trazprejuízos muito graves para a vida do indivíduo. Nos quadros de dependência, o sujeito emprega um tempo cada vez maior de sua vida somente nas atividades relacionadas ao consumo do álcool, abandonandoprogressivamente outros prazeres e interesses. O alcoolismo atinge entre 5 e 10% dos brasileiros.


Como o alcoolismo afeta a vida das pessoas?

Essa doença provoca conseqüências negativas nosaspectos social, profissional, familiar. Ocorre um estreitamento do repertório de vida e o indivíduo vai restringindo sua vida as atividades, lugares e companhias relacionadas ao consumo do álcool....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!