6578978979

681 palavras 3 páginas
Escola Estadual “Carlos Hugueney”
Alto Araguaia, 30/04/2014
Profº
Aluno: Lucas Rodrigues de Andrade
Disciplina: Sociologia
1° ano “C” Raça e Racismo
Introdução:
As ciências biológicas por um longo tempo classificaram os seres humanos hierarquicamente em "raças", ou seja, em grupos que possuiriam certas características físicas diferentes uns dos outros. A elaboração desse conceito pela ciência (que hoje já não é mais considerada ciência) embasou a escravidão e o genocídio de povos indígenas latino-americanos e africanos. Mesmo quando já havia sido refutada pela própria biologia, a ideia de "raças" humanas permaneceu em muitas sociedades modernas, sendo usada inclusive na Segunda Guerra como justificativa para o holocausto.
Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas. Exemplo disto foi o aparecimento do racismo na Europa, no século XIX, para justificar a superioridade da raça branca sobre o resto da humanidade.

Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossível descobrir lhe um objeto bem delimitado. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
O racismo frequentemente é associado à xenofobia, quer dizer, o ódio, repugnância ou hostilidade relacionada a estrangeiros. Cabe, porém, ressaltar que ambos os conceitos são diferentes, visto

Relacionados