656668976666666556554443

381 palavras 2 páginas
ATIVIDADE: ESTRUTURA DAS DEMONSTRACÕES CONTÁBEIS
ALUNO: JAILTON BORGES DA SILVA
PROFESSORA: EDNA
QUESTÕES:
1º) QUAIS SÃO AS DEMONSTRACÕES OBRIGATÓRIAS PARA AS SOCIEDADES ANÔNIMAS ?
R: balanço patrimonial (BP)
Demonstração do resultado do exercício (DRE)
Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados (DLPA)
Demonstração das origens e aplicações dos recursos (DOAR)
Demonstração das mutações do patrimônio liquido (DMPL)
Notas explicativas (NP)
Relatório da administração (RA)
Parecer dos auditores independentes (PA)
2º) conceitue cada uma delas ?
Balanço patrimonial: é o conjunto de bens, direitos e obrigações e serve para demonstra qual a situação real do patrimônio da entidade.
Demonstração do resultado do exercício: serve para demonstra qual o resultado obtido em um determinado período, identificar quais os gastos que, mas contribuem para redução do resultado, e quais receitas que contribuem para aumento do mesmo.
Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados: visa fornecer de forma mais analítica, informações da conta lucros e prejuízos acumulados que está localizada no patrimônio liquido.
Demonstrações das origens e aplicações dos recursos: tem o objetivo de gerar informações aos seus usuários referentes à posição financeira da entidade e especificar claramente quais as origens de recursos e quais as aplicações de recursos.
Demonstração das mutações do patrimônio liquido: demonstração obrigatória para companhias abertas em substituição á (DLPA) visa apresentar num determinado período de tempo. A movimentação das contas que integram o patrimônio liquido das entidades. Capital social, reserva de capital, reservas de lucros, reservas de reavaliação de lucros ou prejuízos acumulados.
Notas explicativas: detalham itens relevantes que estão contidos nas demonstrações contábeis, os dados contábeis que não se enquadram nas demonstrações estão explicados nas notas.
Relatório da administração: não faz parte das demonstrações, mas a lei exige a

Relacionados