6556uy

285 palavras 2 páginas
1.Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
O fundador do Behaviorismo é o americano John B.Watson. Usamos também os termos Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.
2.Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e comoé caracterizado?
Watson postulou o comportamento como objeto da Psicologia. E deus as características de um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos emdiferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica.

3. Como o homem éestudado pelo Behaviorismo?

O homem é estudado pelo Behaviorismo a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.

4. Qual o mais importanteteórico do Behaviorismo?

B. F. Skinner (1904-1990).

5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.

O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de“não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, asalivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc. Esses comportamentos reflexos ourespondentes são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

6.Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.

O comportamento respondente também podem ser provocadas por estímulos que, originalmente não eliciavam respostas

Relacionados