65321300680

1626 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA – MODALIDADE DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Disciplina: O TRABALHO COM A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOCENTES RESPONSÁVEIS:
Profª. Dra. Cláudia Valéria Doná Hila
Profª. Dra. Lilian Cristina Buzato Ritter TRABALHO ESCRITO (1)
1) Apresente dois exemplos de propostas para a produção escrita :
a) um que demonstre a concepção de escrita treinada.
CONTINUE A HISTÓRIA
A Tartaruga Tagarela
Uma tartaruga vivia num lago com seus dois amigos gansos. Ela passava horas falando, falando, falando sem cansar. Um dia, os gansos decidiram ir embora para conhecer novos lugares. E a tartaruga queria ir junto, mas havia um problema: não podia voar. Então os gansos tiveram uma ideia...

Neste exemplo, o aluno é convidado a continuar a história da “TARTARUGA TAGARELA”, apenas criando frases. Podemos perceber que o início do texto apresentado como apoio à produção é também apenas formado por frases, assim, cabe ao aluno apenas a formulação de frases, o que atende adequadamente à solicitação do comando. Portanto, a concepção de escrita treinada demonstra como a construção de frases foi trabalhada em sala de aula e se efetiva na produção do texto do aluno, em níveis evidentemente fragmentários.
Para Carvajal Pérez e Ramos Garcia (2001), na escrita treinada considera-se um “sujeito passivo de aprendizagem que reconhece, recorda, reproduz e repete” (p.19).
Essa atividade de escrita treinada, geralmente é realizada na escola e utilizada como pretexto para outras atividades. É descontextualizada, sem significado para a criança, onde não se escreve por propósitos definidos, mas para treinar o que o professor “supostamente” ensinou.

b) um que demonstra a concepção de escrita espontânea.

A partir da concepção de escrita espontânea criam-se hipóteses, em que o erro é permitido; o aluno usa as palavras que achar necessário, havendo, portanto, a produção de textos singulares,

Relacionados