65152032

657 palavras 3 páginas
História do handebol, regras do handebol, curiosidades do handebol

O handebol é um esporte criado em 1919 pelo alemão Karl Schelenz, e inicialmente era praticado na grama. É amplamente praticado por estudantes em escolas de todo o Brasil devido sua prática ser realizada nas mesmas quadras utilizadas para o futebol de salão. É um esporte de origem alemã. Embora tenha sido inicialmente praticado exclusivamente por mulheres e ao ar livre, hoje é jogado tanto por homens quanto mulheres e em quadras tanto abertas quanto fechadas.
Era, inicialmente, disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. Atualmente, a FIHA, Federação Internacional de Handebol Amador, mantém como oficial o número de 7 jogadores por equipe.
O único objeto usado é uma bola pequena, que deve ser obrigatoriamente feita de couro ou de outro material sintético e que tenha certo peso, a fim de que possa ser melhor manuseada pelos jogadores e a fim de que possa ser lançada de forma eficiente.
Em um jogo de handebol, é proibido o uso dos pés para o deslocamento da bola e o objetivo é a marcação de gols. Atualmente, é disputado em grandes âmbitos durante os Jogos Olímpicos.
Regras:
* Os jogos oficiais têm duração de uma hora, em dois tempos de trinta minutos.
* Não há limite para substituições.
* O jogador só pode dar três passos com a bola na mão, depois tem que passá-la, arremessá-la ou driblar.
* Nenhum jogador pode permanecer dentro das áreas de seis metros que circundam os gols, com exceção dos goleiros.
* O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não saia da sua área conduzindo a bola.
* A falta faz parte da tática defensiva. Um número ilimitado de faltas é permitido no handebol, desde que elas sejam feitas sem o uso excessivo de força e sem violência.
* Toda falta normal é cobrada na linha tracejada (ou linha dos 9 metros), e toda a equipe atacante tem que estar atrás desta linha no momento da cobrança.
* Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com

Relacionados