65055380

1609 palavras 7 páginas
DISTRIBUIÇÃO FISICA
“O objetivo geral da distribuição física, como meta ideal, é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.

A distribuição física de produtos ou distribuição física são os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor

COMPONENTES DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
A distribuição física de produtos é realizada com a participação de alguns componentes, físicos ou informacionais, a saber:
• instalações fixas (centros de distribuição, armazéns);
• estoque de produtos;
• veículos;
• informações diversas;
• hardware e software diversos;
• custos;
• pessoal.
As instalações fixas fornecem os espaços destinados a abrigar as mercadorias até que sejam transferidas para as lojas ou entregues aos clientes. São também providas de facilidades para descarga dos produtos, transporte interno, e carregamento dos veículos de distribuição (plataformas de carga/descarga, carrinhos, empilhadeiras, transelevadores etc.).
O segundo elemento, "a raiz de todo o mal na empresa" nas palavras de Victor Fung, é formado pelo estoque de produtos ao longo do processo. O custo do capital dos produtos acabados que permanecem estocados no depósito da fábrica, nos centros de distribuição dos atacadistas, distribuidores e varejistas, nas lojas de varejo, e nos veículos de transporte, passou a ser um encargo elevado para as empresas. Isso porque a oferta de produtos se abriu num leque de opções muito grande, com variedade de tipos, capacidade, acabamento e cores nunca vistos, ocasionando um acréscimo expressivo nos níveis de estoque.

A competição entre as empresas e os níveis de juros praticados no mercado financeiro, por outro lado, fizeram com que o custo do capital de giro influísse significativamente na disputa pelo mercado.

Relacionados